Aconteceu um caso meio bizarro essa semana, acho que nem quero entrar em detalhes na notícia, por isso vou resumir um pouco. Basicamente uma menina de 17 anos e o namorado de 19 viviam torturando os sobrinhos, de idades variadas entre 1 e 10 anos se não me engano, até chegar ao ponto que uma das crianças faleceu. SÓ AÍ, a polícia interviu e resgatou as crianças. As crianças estavam sob guarda da tia pois os pais de todas elas estavam presos.
Esse acontecimento despertou em mim uma série de pensamentos.
Primeiro: Será que essas crianças vão conseguir se recuperar dessa barbárie? Se daqui a 10, 15 anos eles darão uma entrevista falando que superaram isso e conseguiram vencer na vida? Ou vão ser engolidas como muitas outras que vão para orfanatos e acabam sendo abandonadas, atingindo a maioridade, algumas entrando para a vida do crime ou uma vida de pobreza?
Segundo: Ok, esse foi um caso. Mas, todos sabemos que tem muitos casos de crianças que sofrem agressões em todo o mundo. Agressões horríveis, abusos sexuais, torturas... Tudo o que se pode imaginar. É horrível pensar na situação dessas crianças.
Terceiro: Como que o Conselho Tutelar permite que quatro crianças fiquem na mão de uma menina de 17 anos, que provavelmente não sabe cuidar nem de si mesma? Sendo que os pais foram presos? Essas crianças tinham que ter sido apreendidas, sei lá, logo no início? As crianças tiveram que passar por esse trauma todo para que pudessem ser levadas, sendo que uma não sobreviveu? Isso é culpa só da tia, ou o CT também é responsável por esse crime? É responsável também pela morte da criança?
Quarto, e último (relacionado de certa forma): Teve um livro de um traficante, o nome não me vem agora à cabeça, mas ele descreve o quão pobre e horrível a infância dele foi. Não estou falando que isso é justificativa para crimes de ninguém, mas... Talvez entender o que leva crianças a se tornarem traficantes, e tentar resolver por aí, ajude a evitar que essas crianças tenham que recorrer à criminalidade, quando estão passando fome. Vale a reflexão.
Enfim, apesar de não ser muito relevante essa opinião minha, eu queria externalizar esses pensamentos. É difícil pensar nisso. É difícil imaginar o que acontece. E mais difícil ainda, conseguirem achar uma solução definitiva para toda essa crueldade humana.